segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Você nunca se perguntou porque o filho perdido voltou?


Bem começamos nossa busca na palavra pela leitura do texto diversas vezes mencionados por pastores, que com certeza você já presenciou...
Lucas 15. 1-32

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.



Jesus começa falando sobre duas historias (parábolas) que parecem não ter lição alguma com a terceira  onde realmente quero enfatizar o motivo da volta do filho perdido.
então Jesus começa nos mostrando que é um instinto normal ao perdermos uma ''coisa'', ou ''algo'' de valor que nos procuremos, isso nos foi contado na historia da ovelha perdida e da moeda perdida, mas quando Jesus começa a falar sobre o ''PAI'', que respeita a vontade de seu filho mais novo e o permite partir, o permite se perder, (mas o instinto não é procurarmos algo que tem valor pra nós?) Por que o PAI não saiu a sua procura?
Esse é o erro que a maioria das pessoas que saem dos caminhos de Deus, achar que DEUS irá sair a sua procura, me desculpe te desapontar mas, isso NÃO acontecerá o que Jesus mostrou através desta parábola  é que o PAI sabe onde estão seus filhos, mesmo quando estão perdidos.
O filho percebeu e caiu em si quando não haviam mais "amigos", ele reconheceu a bondade de um homem que tratava bem até a seus empregados, quanto mais seus filhos, então decidi VOLTAR mas não por outro motivo se não a BONDADE DE SEU PAI.
Quando estamos perdidos se procurarmos em nos mesmos um motivo para voltarmos nós não encontraremos mas se decidirmos voltar PELA BONDADE DE DEUS certamente será definitivo.
Deus tanto sabe onde estamos que o próprio Jesus nos contou que o Pai o esperava na porta e avistou seu filho de longe, DEUS espera a sua volta mas é você que tem que dar o primeiro passo. Por favor não seja lamentável a ponto de se ver sem amigos e vivendo na miséria por que esse NUNCA foi o plano o PAI para VOCÊ.
VOLTE antes que seja tarde demais. Você tem um motivo para voltar o amor do PAI.
João 3.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um comentário ou um pedido de oração.